11/05/2020

Oportunidade para comprar Imóveis com crédito mais barato

A redução da taxa básica de juros Selic para 3% ao ano anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central vai proporcionar diversos impactos para a economia, principalmente para o segmento imobiliário.

A ligação entre a taxa Selic e o mercado imobiliário acontece pela influência da taxa em outros tipos de juros, especialmente o do financiamento imobiliário. A variação da taxa pode alterar para mais ou para menos o valor dos imóveis disponíveis no mercado.

Com a diminuição da taxa Selic, consequentemente haverá uma queda na taxa de financiamento imobiliário, deixando as parcelas mais baratas, elevando o interesse por adquirir um imóvel.

Para quem deseja comprar um terreno, por exemplo, esta é uma grande oportunidade. De acordo com o diretor presidente da Cristal Empreendimentos, Douglas Vaz, a redução da taxa básica de juros influencia o mercado imobiliário ao proporcionar maior giro dos imóveis e, mais tarde, devido ao maior número de transações, pode proporcionar valorização das moradias.

“O cenário pode ser, portanto, favorável para o mercado imobiliário, principalmente para as pessoas que desejam adquirir a casa própria. Afinal, os juros menores tendem a movimentar o mercado de crédito e investimentos imobiliários”, explicou.

Ainda segundo Vaz à medida que as pessoas forem ganhando confiança e voltando a consumir, encorajadas pelos juros baixos, o mercado imobiliário volta a ficar aquecido. A compra de imóvel para investimento, neste período também pode se tornar uma oportunidade de lucros no futuro.