30/06/2020

Redução dos juros básicos impulsiona mercado imobiliário

Especialistas apontam que o momento atual é excelente para quem desejar adquirir um imóvel, seja para morar ou para investir.

Com a redução dos juros básicos da economia (taxa Selic) para 2,25% ao ano, o mercado imobiliário já está sentindo uma intensa movimentação na procura por empreendimentos. De acordo com dados da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), cada queda de 1% nos juros de financiamento de imóveis, estimula mais de 2,5 milhões de famílias a entrar no mercado imobiliário.

Para o diretor presidente da Cristal Empreendimentos, Douglas Vaz, a redução da taxa Selic sempre proporciona mudanças contundentes nas taxas de juros de financiamentos imobiliários, deixando o setor ainda mais atrativo para os investidores. “Com mais facilidades para comprar ou investir em um empreendimento, o mercado reage trazendo novamente a confiança do consumidor para firmar compromissos de longa duração”, explicou.

No entanto, segundo economistas, a redução da taxa básica implica em dois pontos: se de um lado as aplicações em novos negócios podem ser facilitadas, por outro, o investimento em ações, poupança, tesouro e títulos, ficam mais lesados, com uma rentabilidade menor. Uma das soluções é buscar um equilíbrio. Colocar dinheiro na economia, estimulando investimento em empreendimentos imobiliários, sejam eles residenciais ou comerciais, propriedades, carros e outros bens.

De acordo com Vaz, no segmento imobiliário uma das grandes apostas são os terrenos. “Investir em terreno é valorização garantida. Isso porque as cidades brasileiras continuam se expandindo horizontalmente em ritmo acelerado. E com o cenário da pandemia, aumentou a busca por empreendimentos horizontais que oferecem terrenos com áreas verdes, em que as pessoas possam construir casas com mais espaço para o lazer, para atividades físicas, com quintal e tudo que possa proporcionar melhor qualidade de vida”, lembrou.

Se quiser sabe mais: contato@cristallotes.com.br